praca chico mendes

Praça Chico Mendes

Espaço criado na UnB em homenagem ao ambientalista, seringueiro e líder sindical Chico Mendes. Local de manifestações estudantis e assembleias sindicais.



beijoca

Memorial Darcy Ribeiro

Inaugurado em 2010 é um espaço que abriga e preserva o acervo cultural, bibliográfico e arquivístico de Darcy e Berta Ribeiro. Sua arquitetura, uma “mistura de oca e disco voador” sonhada por Darcy e concretizada na Praça Maior da UnB na arquitetura de João Filgueiras Lima, o Lelé, é um espaço versátil para a realização de lançamentos de livros, palestras, apresentações artísticas, atividades docentes e a comunidade. O Memorial Darcy Ribeiro é composto por uma biblioteca que constitui 22 mil livros e 8 mil periódicos. Tendo 3 salas dentro do espaço que chama-se de Marechal Rondon, Anísio Teixeira e Glauber Rocha, com capacidade para 40 pessoas.
João Filgueiras Lima (arquiteto)

centro comunitário

Centro Comunitário Athos Bulcão

O Centro Comunitário Athos Bulcão, localizado no Campus Darcy Ribeiro é um espaço destinado às formaturas da UnB e eventos. Com uma arena de 2.254 m² , capacidade para 5.000 pessoas em pé e 2.5000 pessoas sentadas, possui estrutura de palco, camarins, bilheteria e banheiros.




museu de geociências

Museu de Geociências

A criação do Museu de Geociências na década de 1960 está ligada com a história do Instituto de Geociências e com o ensino das ciências geológicas da UnB. Localizado no ICC - UnB, o acervo é constituído por amostras de diversas regiões do Brasil e do exterior, coletadas em trabalho de campo pelos professores e pesquisadores do Curso de Geologia e oriundo de doações de empresas de mineração, garimpeiros, colecionadores e ex-alunos.



museu de anatomia

Museu da Anatomia Humana

É um museu universitário, fundado em 1977 com a missão de promover o conhecimento por meio da pesquisa da anatomia humana e sua interação com outras áreas do conhecimento. Seu papel social versa sobre a importância do conhecimento do corpo humano e a responsabilidade de “conhecer-se a si mesmo”. O acervo científico do museu foi constituído por anatomistas, docentes, estudantes e servidores que coletaram materiais a partir de pesquisas especificas. Seu acervo é constituído por órgãos do corpo humano, embriões, devidamente conservados quimicamente e de peças anatômicas de diferentes partes do corpo.

museu de taxidermia

Museu de Taxidermia

O Museu de taxidermia foi criado em 2008 e seu acervo é composto por 120 animais. Sendo esse acervo adquirido por doações do Ibama, Polícia Ambiental e criadores particulares. As exposições do Museu de Taxidermia são itinerantes e portanto podem ser solicitadas por interessados para que seu acervo seja transportado e exposto no espaço desejado pelo solicitante.


casa da cultura e da america latina

Casa de Cultura da América Latina – CAL

A CAL tem como missão promover e divulgar a arte e a cultura latino-americana, além de ser um espaço de pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio artístico da UnB e das expressões culturais latino-americanas. O acervo reúne cerca de 2700 itens entre coleções de arte e coleções etnográficas. Está localizada no Setor Comercial Sul, Q 4 em Brasília.

maloca

Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas (MALOCA-UnB)

Espaço que tem a missão de aproximar o movimento indígena do Brasil dentro da Universidade de Brasília e servir como espaço de convivência multicultural dos povos Indígenas.
Poran Potiguara

campus darcy ribeiro

Campus Darcy Ribeiro

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962 e a construção do campus foi o resultado de ideias de Darcy Ribeiro que definiu as bases da instituição, do educador Anísio Teixeira que planejou o modelo pedagógico e do arquiteto Oscar que transformou as ideias em prédios.

Multi Campi

Aprovadas pelo Consuni e apoiadas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), as novas unidades surgiram com o propósito de ampliar e descentralizar atividades acadêmicas e contribuir para o desenvolvimento regional. Em 2006 ocorreu a inauguração da Faculdade de Planaltina, a primeira fora do Plano Piloto e em 2008 as Faculdades de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA) passaram a receber seus estudantes, professores e técnicos.

campus planaltina

Faculdade UnB Planaltina

Inaugurada em 16 de maio de 2006, a FUP foi a primeira obra do projeto de ampliação da Universidade de Brasília (UnB). Com cursos de graduação e pós-graduação, a FUP foi concebida para o campo da educação ambiental e de desenvolvimento rural.
O Plano Diretor do Campus UnB Planaltina é do Prof. Frederico de Holanda (Coordenador), Viridiana Gomes e Profa Gabriela Tenorio. Localizado em Planaltina DF, ocupa uma área de 301.847,06 m2 e tem área construída de 12.557,51 m2.

Faculdade UnB Ceilândia

A criação da Faculdade UnB Ceilândia está de acordo com a demanda social e a participação ativa dos movimentos sociais locais com vistas ao acesso à universidade pública e gratuita. A Faculdade UnB Ceilândia em consonância com a Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, oferece cursos na área de saúde, tais como Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde e Terapia Ocupacional.
Desde a inauguração do campus em 26 de agosto de 2008, foi ampliado o acesso ao ensino superior a estudantes que moram em regiões do Distrito Federal distantes do Plano Piloto.

Faculdade UnB Gama

No segundo semestre de 2008 a Faculdade UnB Gama iniciou suas atividades acadêmicas em estrutura adaptada, no antigo Fórum da cidade, iniciando com a demanda de 240 alunos. No ano de 2011 foi inaugurando a sede definitiva, composta por três edificações que abrigam a Unidade Acadêmica (UAC), a Unidade de Ensino e Docência (UED) e Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP), além do fórum, a rua dos containers e um galpão. Localizado às margens da DF-480, a Faculdade UnB Gama oferece cursos da área de engenharia aeroespacial, automotiva, eletrônica, energia e software.