Criação do Arquivo Público do Império.
Jornal do Commércio, 8 mar. 1959 (Hemeroteca Digital/Biblioteca Nacional)
Com a Proclamação da República, passa a ser denominado Arquivo Nacional em abril de 1959 o Arquivo Nacional inaugura o 1º Curso de Arquivos, para auxiliares de arquivo e em agosto do mesmo ano o 2º Curso, dirigido ao aperfeiçoamento. A segunda etapa da formação contou com a participação do arquivista francês Henri Boullier de Branche como professor.
Escritura Pública de Constituição da Fundação Universidade de Brasília
Em 15 de dezembro de 1961 o Poder Executivo autoriza instituir a Fundação Universidade de Brasília.
I Encontro de Governadores sobre Patrimônio Histórico e Artístico Nacional", na ocasião Astréa de Moraes e Castro, arquivista da Câmara dos Deputados, apresenta o anteprojeto de criação de cursos superiores de Arquivologia submetendo, no mesmo mês, a proposta ao Conselho Federal de Educação.
Da esquerda para a direita: José Pedro Esposel, Raul Lima e Regina Vieira durante a reunião de criação da AAB. Em destaque, o logotipo da AAB (Arquivo Nacional)
É criada a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), com a “missão de representar a comunidade arquivística e incrementar a formação, a cooperação e a valorização dos profissionais da área”.
Defendido pelo relator, Vicente Sobriño Porto, é aprovado em março de 1972, pelo Conselho Federal de Educação, o anteprojeto do curso de Arquivologia em nível superior.
OUTUBRO / 72
I Congresso Brasileiro de Arquivologia, organizado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), no antigo estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro.
É assinado o termo de acordo que regula o mandato universitário, concedido pelo Conselho da UFRJ, atual UNIRIO, ao Curso Permanente de Arquivo.
1974
O Conselho Federal de Educação aprova o currículo mínimo para o ensino superior em Arquivologia.
1977
É proposto pela professora Astréa de Moraes e Castro a criação do curso de Arquivologia, vinculado ao Departamento de História e Geografia da UnB, onde não obteve êxito.
1978
Lei nº 6.546 de 4 de julho de 1978, dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo.
1978
Câmara dos Deputados dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo.
1978
Decreto nº 82.590 de 6 de novembro de 1978, regulamenta a Lei nº 6.546, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de técnico de Arquivo.
1988
Criado o Centro de Documentação (CEDOC) pelo Ato da Reitoria n.º 596, de 24 de outubro de 1988.
1990
É aprovado o curso noturno de graduação em Arquivologia na UnB, a ser implementado a partir do 1º semestre de 1991.
1991
Vestibular 1991 e Início do Curso de Bacharelado em Arquivologia no Departamento de Biblioteconomia da UnB
1991
A Universidade de Brasília (UnB) criará mais um curso noturno.
O presidente Fernando Collor de Mello sanciona a Lei Federal nº 8.159, 8 de janeiro de 1991.
É sancionada a Lei Federal nº 8.159, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados no Brasil.
1993
Encontro Nacional História e Documentação Oral (Primeiro evento do curso de Arquivologia)
1995
Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UnB. Fonte: Diário Oficial da União nº 194, 9 de outubro de 1995.
University of British Columbia
Perspectivas para os Arquivos na Era da Informação. Palestrante convidada: Profa. Luciana Duranti - University of British Columbia. Brasília, 26 de setembro de 1995.
Resolução 12/1996
Aprovação do funcionamento do curso de Arquivologia.
Heloísa Liberalli Bellotto
Lançamento do Dicionário de Terminologia Arquivística, coordenado pela Profa. Katia Isabelli. Brasília, outubro de 1996.
Lançamento do Dicionário de Terminologia Arquivística
Da esquerda para a direita: Prof. Renato Tarciso (coordenador do curso de Arquivologia), Profa. Heloisa Bellotto, Walter Melo (Superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal), Prof. Antonio Miranda (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profa. Katia Isabelli (organizadora do evento), Profa. Nilza Teixeira Soares.
26 / JUNHO
Seminário Tratamento Arquivístico em Instituições no Distrito Federal. Brasília, 26 de junho de 1997.
Da esquerda para a direita: Profa. Eliane Braga (debatedora), Eliana Rocha (IBICT), Profa. Katia Isabelli (Presidente da Mesa), Thaís Alcântara (Ministério da Justiça), Mônica Eva Schaper(EMBRAPA), Rosane Gonçalves (TRE).
2000
Palestra Algumas reflexões sobre a tríade Arquivística, Ciência da Informação e consequências no Modelo de Formação Superior e Média, com o Prof. Armando Malheiro da Silva - Universidade do Porto.
2001
Arquivologia, 10 anos de Universidade de Brasília. Autoria: Vanderlei Batista dos Santos, Katia Isabelli Melo de Souza, Lucirene de Almeida Carneiro. Abarq. Brasília, 2001
07 / JUNHO
Palestra Internacional (Espanha): A Norma Internacional de Descrição Arquivística, com a Profa. Antonia Heredia Herrera.
Da esquerda para a direita: Profa. Eliane Braga, Prof. Renato Tarciso, Profa. Georgete Medleg e Profa. Antonia Heredia Herrera. Brasília Crédito: Vania Alheiro
23 a 26 / NOVEMBRO
I Congresso Nacional de Arquivologia, Brasília. Organizado pela Associação Brasiliense de Arquivologia (Abarq) e curso de Arquivologia da UnB.
27 / OUTUBRO
Semana de Arquivologia: 20 anos de curso. Organização: Profª. Angélica Marques, Profª. Eliane Braga e Profª. Katia Isabelli.
da esquerda para direita: Prof. Rogério (Coordenação do curso de Arquivologia), Profa. Heloisa Bellotto, Profa. Lidia Alvarenga, Profa. Nilza Teixeira Soares.
27 / OUTUBRO
Semana de Arquivologia: 20 anos de curso - Egressos do curso de Arquivologia com a Profa. Heloisa Bellotto.
da esquerda para direita: Vania Lucia Alheiro, Euler Frank, Vanderlei Batista, Ricardo Sanches, José Adilson, Lígia Pinheiro. ao centro Profa. Heloisa Bellotto.
27 / OUTUBRO
Exposição alusiva aos 20 anos do curso de Arquivologia - Coordenação: Profª Drª Kátia Isabelli - Discentes do curso de Arquivologia: Márcio Lima, Carolina Felix, Vanessa Caliman e Raquel Campos. Brasília, outubro de 2011.
da esquerda para direita: Profa. Heloisa Bellotto, Profa. Katia Isabelli, Raquel Campos e Vanessa Caliman.
18 / NOVEMBRO
Aprovada a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso constitucional à informação pública em todo o Brasil.
19 / FEVEREIRO
Extinção do Centro de Documentação (CEDOC) e criação do Arquivo Central (ACE) por meio da Resolução do CONSUNI n. 2/2014.
16 / OUTUBRO
Arquivologia UnB nos 40 anos da Profissão de Arquivista! 16 de outubro de 2018.
08 / JANEIRO
Comemoração dos 30 anos da Lei de Arquivos, e dos 183 do Arquivo Nacional – 8 de janeiro de 2021.
2021
Lançamento da Base de Dados em Arquivística (BDA).
27 / SETEMBRO
Semana de Extensão Centenário de Paulo Freire 27 de setembro e 1º de outubro de 2021.
- Divulgando a Base de Dados em Arquivítica: possibilidades de pesquisa
- Arquivologia: a ciência que abriu portas para a realização dos meus grandes sonhos
- Debate sobre cooperação no acesso à informação
- Não-usuário de unidades de informação
- O contexto de produção e as fotografias nos arquivos
- Imagens tecnológicas e documentos audivisuais: incorporações na Arquivologia