ARQUIVOLOGIA



Apresentação


As propostas de criação do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB) ocorreram em três momentos distintos. A primeira iniciativa deu-se em 1977, com a participação da Profa. Astréa de Moraes e Castro, vinculando o curso ao Departamento de História. Mais tarde, em 1986, a Profa. Nilza Teixeira Soares convida o Prof. José Pedro Esposel, coordenador do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense e Ana Maria Cascardo, chefe da então Divisão de Pré-Arquivo do Arquivo Nacional, em Brasília, para elaborarem uma proposta de currículo para o curso que contribuiu para o desdobramento da proposta final. O anseio concretiza-se, de fato, em 1990, com a aprovação do Curso de Bacharelado em Arquivologia, conforme a Resolução nº 32 de 25 de setembro de 1990. Esteve à frente dos trabalhos a Profa. Heloisa Liberalli Bellotto que atuou na coordenação do curso durante a gestão da Profa. Lídia Alvarenga no Departamento de Ciência da Informação e Documentação, atual Faculdade de Ciência da Informação.

O objetivo do curso, de acordo com o seu Projeto Pedagógico é “preparar o profissional arquivista para enfrentar com proficiência e criatividade os desafios que demandem intervenções em arquivos, centros de documentação ou informação, centros culturais, serviços ou redes de informação e órgãos de gestão do patrimônio cultural” (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2020, p. 49).

Como missão, as Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Arquivologia estabelecem “propiciar aos alunos sólida formação na área que possibilite exercer a sua prática profissional junto à sociedade” (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2020, p. 20).

O campo de atuação do arquivista é amplo e o curso de Arquivologia da Universidade de Brasília prepara o profissional para atuar com acervos documentais de empresas públicas e privadas, familiares ou pessoais. Esses acervos podem ser compostos por uma variedade de tipologias documentais em papel, em meio eletrônico e digital, incluindo memorandos, relatórios, notas fiscais, contratos, fotografias, mapas, documentos audiovisuais e sonoros, entre outros.

A organização de arquivos públicos e privados pode ser muito variada e complexa e exige, além de ética e responsabilidade para lidar com informações e documentos de distintos valores e significados, competências e habilidades gerais e específicas, dentre elas, a capacidade de analisar a instituição, investigar e interpretar o contexto em que os documentos foram produzidos, a capacidade de planejar e implementar a gestão, preservação e acesso aos documentos de arquivo, aplicando teorias, técnicas e metodologias arquivísticas, concentração e atenção para lidar com grandes quantidades de informação, flexibilidade para lidar com situações e pessoas diversas, capacidade de negociação e iniciativa para o diálogo e cooperação.

Fontes: SANTOS, Vanderlei Batista, SOUZA, Kátia Isabelli de Bethânia Melo de; CARNEIRO, Lucirene de Almeida. Arquivologia, 10 anos de Universidade de Brasília. Brasília: ABARQ, 2001. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Faculdade de Ciência da Informação. Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia. Brasília, 2020. Acesso em: 28 mar. 2022.